Resultados do projecto PIRATE para download

Relatório de progresso do projecto PIRATE, Abril 2014, parte pública

Visão geral e sumário dos objectivos do projecto, abordagem, resultados obtidos, parcerias, planos para o futuro, contribuição para politicas Europeias.

 

Resultados do workshop DACUM 

Liderado por Annett Hilpert , INBAS, Junho de 2013:

O que é o DACUM? DACUM significa “Develop A CUrriculuM” (Desenvolver um Curriculum). É um método através do qual se analisa uma profissão de modo a definir o que ensinar. No processo DACUM trabalhadores especializados identificam os deveres, competências, conhecimentos, habilitações, ferramentas e equipamentos que definem a sua profissão. Eles participam num workshop de 1 a 2 dias no qual falam das suas experiências profissionais, sendo guiados por um formador DACUM que age como facilitador neutro. O método DACUM, originário da América do Norte, é uma técnica internacionalmente reconhecida. Providencia uma análise rápida e global, utilizando a experiência dos trabalhadores. Formadores e investigadores não podem participar activamente no processo. O método DACUM é uma forma de determinar o que realmente está envolvido numa profissão.
Participantes: 7 construtores/pedreiros especializados que utilizam a terra como material (1 é especialista na produção de adobes, 1 é especialista na comercialização de materiais de construção com terra): Frank Haverkamp (www.hasko-lehm.de), John Minolla (Lehmbau Fachwerkerhaltung, Dortmund), Lehmbau Gerhard Bocian (15848 Tauche / OT Sabroth), Thomas Bieseke (www.thomasbiesekebau.de), Árpád Biró (www.lehm-biro.de), Harry Unger (Unger GmbH & Co) 64646 Heppenheim / Bergstraße) and Torsten Selle (www.naturbau-selle.de).
IMG_5475_R ü IMG_5332_R